Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

Cool Hand Luke

Cool Hand Luke é um polidáctilo e foi uma das recentes "aquisições" do local onde trabalho, para quem não sabe, a VIVA.  E não, a VIVA não mudou de ramo e nem se dedicou agora a acolher criaturas estranhas!! O Luke é efectivamente um gato, só que possuí a particularidade de ter 6 dedos nas patas dianteiras, em vez dos 5 dedos que são habituais na espécie. Não se sabe bem porque tal sucede, mas o facto é que esta é uma mutação que acontece com relativa frequência na população felina do continente americano. Na Europa (à excepcao do Sudoeste da Inglaterra), embora exista é mais rara, pois no tempo da Inquisição, a maior parte dos felinos possuidores desta característica, foram exterminados por se acreditar que eram criaturas com poderes demoníacos. A título de curiosidade resta ainda acrescentar que estes patuscos bichanos são também conhecidos como os "gatos de Hemimgway" pois conta-se que ao escritor do mesmo nome foi oferecido um polidáctilo, dando esse gato origem, na ilha de Key West onde vivia o Prémio Nobel da Literatura, a uma população de gatos com essa característica, dos quais a descendência ainda hoje deambula pelos jardins da casa/museu.

Mas voltando ao Luke... Chegou à VIVA magro, assustado e de pêlo baço. Foi trazido de uma colónia de gatos ditos selvagens, e em princípio vinha só para ser castrado e depois libertado de volta ao lugar a que pertencia. Mas quis o destino que fizesse uma reacção alérgica à anestesia e que tivesse de permanecer uns dias na enfermaria da referida associação, onde cedo se veio a descobrir que no final das contas Cool Hand era dono de uma personalidade dócil, cativante e muito engraçada!!... Decidiu-se então que passaria a fazer parte dos residentes do gatil. 

Durante 2 meses tratei dele com todo o cuidado e carinho. Brinquei com ele, dei-lhe colo e mimo, ensinei-o a confiar nas pessoas... Sei qual a comida que gosta, o seu brinquedo preferido, o tapete ao sol que escolhe para dormir a sesta.  Modéstia à parte e sem querer tirar o mérito aos demais, em (grande) parte graças a mim, o Luke de hoje, nada tem a ver com o o frágil e indefeso gatinho de algum tempo atrás. Está forte, saudável, bonito, de pelagem brilhante... E é feliz, brincalhão, meigo e vivaz ao mesmo tempo. 

Nesta profissão (missão) a que me dedico,  posso dizer que gosto de todos os gatos por igual e a todos eles tento dar o melhor de mim ao tratá-los o melhor que sei e  posso, mas mentiria se não admitisse que Cool Hand ganhou um lugar especial no meu coração e na minha vida... Imaginei-o meu, na minha casa a viver comigo o resto da sua vida. Mas a verdade é que infelizmente as circunstâncias actuais da minha vida não me permitem ter mais um gato, assim como é verdade também, devo dizer, que me foi dada pelos dirigentes da VIVA, a opção de o "apalavrar", o que faria com que ele, por um determinado período de tempo, não fosse adoptável por outro alguém que não eu. Mas achei que não seria justo e que era um egoísmo da minha parte deixar arrastar uma situação que não teria a certeza de quando, e se sequer, se viria a concretizar num futuro mais ou menos breve, privando assim o Luke de ter uma casa e um dono que a ele se dedicasse, e lhe desse uma boa vida, a vida que ele merecia. Por assim dizer pensei no melhor para ele, pois acredito e defendo que é o que devemos fazer nestes casos. Embora me custasse, todos os dias quando saía do gatil, eu me despedia dele desejando-lhe sorte, pois não sabia se no outro dia ainda lá estaria. No meu coração e na minha mente, e porque sabia que o Luke era especial, tinha a consciência que um dia em breve alguém nele repararia e por ele, tal como eu, se apaixonaria. Esse dia foi hoje.

Jo

 

(foto da Jo)

Have a sweet life (my sweet cat) Cool Hand Luke!

 

Hoje sinto-me: (egoistamente) Triste
Catálogo de vôos: , ,
Palavra de Joanina às 02:45

link do post | bote palavra | favorito
23 comentários:
De Ju a 19 de Agosto de 2009 às 09:46
Bonita missão que tens Jo!
O amor, tempo, carinho e paciência que dedicas aos "teus" gatos e ao Luke é de louvar!

Beijinhos

Ju & Baby
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 14:48
Obrigada Juzinha!
Bj da Jo para ti e teus amores (pequenino e grande)))
De ♥ Flor Cintilante ♥ a 19 de Agosto de 2009 às 11:39
Que lindooo
um contraste de cores maravilhosas.
Parabens pelo lindo coração que tens.
Beijinho cintilante***
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 14:49
Obrigada Flor!
Bj da Jo)
De Girassol a 19 de Agosto de 2009 às 13:12
Mana Jo,

"A vida é feita de momentos bons e de momentos menos bons", por isso tens todo o direito de te sentir (egoistamente) triste.
Eu sei o quanto o Luke era especial para ti, até eu sem o conhecer, já gostava dele!!!
Neste momento eu consigo perceber e sentir a tua tristeza.
Mas mana, também acredito que outros "Luke" se irão cruzar contigo, talvez num futuro próximo.
Beijos da mana que gosta muito de ti
Girassol
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 14:51
Obrigada querida Mana!!! As tuas palavras deram-me conforto e sossego.
Gosto muito, mas mesmo muito muito, de ti!!
Bj da Jo
De Maria João Brito de Sousa a 19 de Agosto de 2009 às 15:29
Que pena! Que pena eu não conseguir ver o Cool Hand Luke! Isto tem um "Websense" que me impede de ver as imagens. Sei que custa, amiga, mas o Luke vai ser feliz de certeza absoluta! Quem me dera conseguir que alguém me quisesse adoptar o Spirit! As guerras entre eles estão cada vez mais acesas, não há maneira de os velhos machos o aceitarem e até o Kico lada que nem um possesso quando o vê solto pela casa... mas começa a ser praticamente impossível mantê-lo e ele chega a pôr em risco a minha própria vida. Tive de aumentar a dose de anticoagulante e qualquer arranhão pode ser-me fatal. A verdade é que eu acabo inevitavelmente arranhada de cada vez que eles guerreiam... sinto-me numa camisa de onze varas e continuo a mantê-lo fechado numa marquise quentíssima no Verão e gelada no Inverno. Enfim, tem mesmo de ser, mas eu fico sempre com a consciência pesada por tê-lo assim, aprisionado...
Um grande, grande abraço, minha Jo!
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 14:58
Minha Querida Poeta, e tão bom ver-te por estes lados!!! Eu ando sem tempo para nada e só hoje, meu dia de folga, e que vim aqui tentar pelo menos responder aos comentários dos amigos.
Uma das razoes de eu não ter trazido o Luke para casa foi precisamente o facto de saber que ia ser uma eterna guerra com o Martim!!! E não era justo para um nem para outro (quanto ao Spirit sei que não tiveste outra hipótese senão traze-lo contigo para casa).
Se morasses mais pertinho o Spirit ia para a VIVA e eu prometia-te que lá ele ia ser tratado com todo o carinho e ia ser feliz... Mas não fiques com a consciência pesada!! Tu fazes o que podes, e já fazes muito!!!! Era pior se ele estivesse nas ruas...
Obrigada pelo teu coment.
Bj grande da tua Jo
De Maria João Brito de Sousa a 21 de Agosto de 2009 às 16:07
Olá minha Jo! Sabes, ainda não perdi totalmente a esperança de encontrar, por aqui, quem me possa ficar com o Spirit. Ele faz-me lembrar um prisioneiro, coitadinho... ainda por cima pode ver os outros ali, junto de mim... fica furioso e quer entrar também. Às vezes atira-se à porta da varanda e depois é uma "cantoria" tremenda de rosnadelas e sopradelas... até o Kico fica do lado dos velhos amigos e ladra-lhe imenso.
Enfim... mas ainda não deixei de perguntar a todas as pessoas que vou conhecendo e que me parecem mais responsáveis.
Beijinhos e abraços grandes para toda a família e para a VIVA também!
De concha a 19 de Agosto de 2009 às 18:47
Olá Jo!
Primeiro, muito obrigada pelas suas palavras tão simpáticas .Senti-me acolhida e isso é muito bom .
A minha filha tem 3 gatinhas e este da foto fez-me lembrar uma delas .É muito bonito e fica a consolação de lhe ter dado tudo o que ele necessitava .
Cá em casa há uma cadela que é do meu filho, mas que é como se fosse minha, porque a mimo desde que veio para aqui:) .É uma Golden quase branca e um doce como estes cães sabem ser.
Um abraço enorme de uma terceirense em Lisboa
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 15:01
Não tem de que, cara Concha! E mesmo um enorme prazer tê-la aqui no Bloguezi!!
Obrigada pelo seu comentário, e por ele posso perceber que para alem do facto de sermos conterrâneas, também partilhamos o mesmo amor pelo animais! E este nosso coracao "mole" e ilheu!;)
Bj da Jo
De Marta a 19 de Agosto de 2009 às 22:30
Engraçado como nos "pegamos" aos animais não é?
É parecido com o meu machito.

Beijinhos
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 15:02
E engraçado e por vezes inexplicável e surpreendente!
Bj da Jo
De Manuela © a 19 de Agosto de 2009 às 23:09
Não fiques triste moça :-)

Tenho andado super desaparecida, I know! Mas lembro-me sempre de ti. Vim cá só para dar um KISS.

:)
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 15:03
Também eu tenho andado desaparecida, por isso não te preocupes.
Kiss também para ti!!
De Chicailheu a 20 de Agosto de 2009 às 00:10
Olá Joanina!
Aqui da Ilha Terceira cá estou a botar palavra!
Adorei o texto e da foto do lindo Gato. Eu adoro gatos...mas sou suspeita pois estou casada com um GATO há 38 anos, mais 5 anos de namoro..(Jorge Gato)!
Já tenho mais dois blogues, para além do Chicailheu e Dos Meus Poemas. É só clicar no meu perfil e eles estão lá.

Muitos beijinhos
tenha uma boa e santa noite.
Chicailheu
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 15:08
Olá Chica!
E verdade, a minha amiga no que toca ao amor pelos gatos e campeã , pois ate se casou com um!! :DDD (já agora, os meus cumprimentos para o Sr. . Jorge).
Prometo que logo que tenha tempo vou dar uma espreitadela nos seus novos blogues.
Bj grande da Jo
De Moira a 20 de Agosto de 2009 às 13:02
Jo,
Imagino o que sentes, pois o gato é lindo e tem um ar supermeigo, mas decerto que vai ter uma vida boa. Outros gtos virão para preencher um pouco a falta que esse ai deixar. Coragem miúda!
Beijocas
Moira
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 15:11
Moira,
Obrigada pelas tuas palavras. Sei que também andas cansada e cheia de trabalho... Já somos duas!;)) Força!!
Aproveita o fim de semana para descansar um bocadinho.
Bj da Jo
De Telma Ramos a 20 de Agosto de 2009 às 15:20
Olá. Realmente o Luke é lindo! Mais vais encontrar mais meninos lindos durante a tua vida e o Luke que seja feliz com quem o adoptou é o que mais desejamos a felicidade e o bem estar deles, não é!? E tens o Martim que também é lindo :)
Beijocas
De Joanina a 21 de Agosto de 2009 às 15:14
Telma,
O meu maior desejo neste momento e realmente que o Luke tenha uma vida feliz, tal qual ele e todos os animais merecem. Ele ja sofreu bastante antes de chegar a VIVA e agora espero que tenha encontrado um lar onde se sinta amado e seguro. Obrigada pelo teu apoio.
Bj grande da Jo

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

blogs SAPO