Sexta-feira, 11 de Abril de 2008

Carta para a minha Mina Kida

Mina Kida

Já ando há horas aqui á volta para te escrever esta carta. É que hoje é o dia do teu aniversário e eu queria dizer-te coisas muito especiais, e escrever-te uma carta linda e poética, que mostrasse tudo o que eu sinto por ti e tudo o que tu representas para mim!

Mas tu, que me conheces bem, sabes que eu sou melhor com a palavra dita do que com a escrita. Sabes que me expresso melhor com gestos, cumplicidades, risos e olhares... E por isso, eu sei que me vais desculpar, se isto não me sair tão bem quanto era meu desejo... Vais-me desculpar, se isto me sair assim só mais ou menos, está bem?...

Vou começar do princípio, pois já dizia a senhora nossa mãe, do alto da sua sapiência que, “do princípio é que se começa”.

Há 34 anos atrás, mais precisamente no dia 11 de Abril de 1974, ás 16 horas e 20 minutos, a minha vida mudou completamente. Chegaste tu, sem aviso prévio, numa altura em que toda esta família, já se tinha habituado à ideia de que seria eu, para o restos dos meus e nossos dias, o bebé deste clã! Mas não, tu, que sempre foste teimosinha e surpreendente, lá do sítio onde estavas, achaste que devias vir assim, mesmo fora de horas, roubar-me o trono, que eu já dava como "favas contadas"... O meu trono de menina "pechinchinha"!

No dia em que tu nasceste eu tinha, para ser exacta, 8 anos, 9 meses e 13 dias! Lembro-me de obviamente ficar muito contente e de andar pela vizinhança toda a dar a boa nova, de que a nossa bebé já tinha nascido!!!... Mal sabia eu o que me esperava!... Sabes tão bem quanto eu, que os nossos primeiros tempos de convívio não foram assim lá muito fáceis... Uma rainha que se preza como eu, não abdica facilmente do seu trono, e admito que nos teus primeiros meses de vida, vivi dividida entre o gostar da novidade que tu eras, e o estar apostada em não te fazer a vida fácil!... E admito também, que numa altura em que ainda não falavas, e como tal não me podias acusar a quem quer que fosse, admito sim, que me aproveitei um bocadinho dessa tua fraqueza... Fazia-te tropelias, as quais, se eu nunca te tivesse contado, até hoje teriam ficado no segredo dos Deuses. Mas eu contei-te, e tive sorte, porque tu até achaste graça... E agora que já sabes, também posso contar a toda a gente. Eu fazia-te caras feias e dizia-te "não, não!" com toda a veemência, só para te ver fazer beicinhos de ofendida e escancarar, num choro desalmado, a boca desdentada ... Eu pegava em ti quando dormias, e tentava pôr-te de pé, deliciando-me ao ver-te numa dança bamboleada de boneca de trapos... Enfim "maldades" endiabradas que eu te fazia...

Depois lembro, que essas "maldades" com o passar do tempo se foram modificando e tornado cada vez mais e mais sofisticadas.  Numa fase em que já estavas mais consciente de ti e do quanto eram importantes os que te rodeavam, eu fingia, ora doenças terminais, ora dores agudas, ora tiros certeiros e mortais, que me deixavam no chão prostrada e agonizante, e tu choravas que te matavas acreditando, na tua inocência, que me ias perder... E aqui é a parte onde começo a chorar eu... Porque vendo assim à distância, e à luz dos olhos de pessoa adulta que hoje sou, percebo o imenso amor  que nessa altura já te unia a mim!... E eu também gostava de ti, Mina! Gostava muito!... Mas para mim tu eras uma boneca com vida, e na minha cabeça de menina traquinas dada já na altura a originalidades de comportamento, tu representavas acima tudo um imenso universo de curiosidades a descobrir!... Mas atrevo-me a dizer que, talvez por teres levado com esse meu lado, tão precocemente na vida, talvez por isso é que hoje me compreendes e me aches piada, a mim e ás minhas loucuras e excentricidades, como mais ninguém acha!

Mas não foste só tu que levaste comigo... Houve um tempo das nossas vidas, em que, por razões que agora não são para aqui chamadas, eu também tive de levar contigo, e de te levar comigo, para todo o lado! E para uma menina de 11 anos, ter atracada a si, um bebé de 3 anos, ás vezes isso foi uma responsabilidade e um fardo maior do que eu poderia suportar.

Mas de nada disto me arrependo, de nada disto falo com mágoa. De nada disto tu e eu nos arrependemos, de nada disto falamos com mágoa!... Porque, hoje sabemos que tudo isso, teve uma razão de ser. Crescemos, assim, juntas!!! Sempre juntas, inseparáveis! Não importa se entre tropelias crueis às vezes, se entre lutas e brigas, se entre dificuldades e coisas que na altura nem eu nem tu compreendíamos bem... Nada disso importa, porque tudo isso, hoje sabemos, eu e tu, teve um propósito! Tornar-nos só uma! Unir-nos com uma força que nada pode nunca separar!

E hoje, aqui, eu quero que saibas que sem ti a minha vida não teria sido, não seria, tão feliz! Que sem ti, nem eu, nem a nossa família, estaríamos completos! Quero que saibas que eu me orgulho de ti, de tudo o que tu fizeste, fazes ou poderás ainda vir a fazer! Orgulho-me das tuas conquistas, das batalhas que venceste, dos obstáculos que ultrapassaste! E orgulho-me também dos teus fracassos, dos teus erros, das batalhas que não venceste, dos obstáculos que não ultrapassaste! Orgulho-me de ti incondicionalmente! Orgulho-me ao ver a minha bebé, transformar-se nessa mulher linda, forte, resoluta, corajosa, determinada!... E dá-me paz, agora por vezes, poder descansar a minha cabeça no teu ombro, na tua paz!...

Um dia houve alguém que me disse que a nossa relação era demasiado simbiótica, quase irracional!.. E eu respondi que os grandes amores, os amores sublimes, são sempre simbióticos e irracionais!! 

Só mais uma coisa... Ás vezes dizes que te queres ir embora, e eu fico em pânico, perdida, e ninguém, nem mesmo tu, percebe porquê! Mas é que se tu te fores embora, há uma parte de mim que vai contigo também... É que afinal, ninguém pode viver sem coração! E tu és o meu coração!!

E eu sou e serei sempre a tua Joanina, (a quem tu deste o nome)! Aquela  que tantas vezes na vida te carregou nas suas asas, para que não te cansasses, para que não sofresses...  

Eu estou, e vou estar sempre aqui, não vou a lugar nenhum, e quero que saibas que outras tantas vezes mais te carregarei se assim preciso fôr... Tu és, e serás sempre, a minha Mina Kida (menina querida)!!

Um beijo da tua Jo

 

Hoje sinto-me: Dona do maior amor do mundo
Catálogo de vôos: , ,
Palavra de Joanina às 05:57

link do post | bote palavra | favorito
23 comentários:
De Bichana a 11 de Abril de 2008 às 10:04
Vim cá deixar um beijinho e dizer que tenho novidades do Negão (o gato preto) no meu blog.
De Girassol a 11 de Abril de 2008 às 12:40
Bom dia Jo
...Estou com a lágrima(muitas) ao canto do olho, mais uma vez....

Como era e é linda A NOSSA MENINA!!!!
Mais palavras para quê?
Vocês estão hoje e sempre no meu coração, , , .
Um beijo




De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 15:19
Era linda a Nossa Menina!!... E nos crescemos as 3, assim, juntas!! E somos, as 3, uma força que nada pode nunca separar!! Também estas SEMPRE no meu coração ! Um beijo da Jo
De Rosa Silva ("Azoriana") a 11 de Abril de 2008 às 14:12
Não consigo escrever.... Estou a chorar.

Parabéns à tua Mina Kida e a ti por essa MAGNÍFICA carta de amor.

Beijinhos
De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 15:21
Obrigada Amiga! Vou transmitir os Parabéns a minha Mina Kida ! Bj da Jo
De Maria João Brito de Sousa a 11 de Abril de 2008 às 15:26
Caramba Jo!!! Com estas brincadeiras do "Anómio" e do EAA, nunca tinha descoberto a tua tremenda qualidade de escrita! Claro que já tinha notado que escrevias muito bem e muito fluentemente, mas... isto??? Isto é de uma imensa qualidade literária! Tu és uma escritora! Ah grandes Açores, que tão bons escritores produzem!Ó bendita insularidade!
Parabéns! Pela "Mina Kida" e por ti!
Que a nossa pátria seja sempre a nossa língua!
De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 15:55
Oh Amiga, eu acabei de vir do seu blog, onde vou todos os dias para me deliciar, e chego aqui e vejo este seu comentário que ate me deixa sem palavras !... Obrigada! E muita bondade sua!! Vindo da amiga, que eu considero uma poetisa de excelência, nem sabe o que isso significa para mim! As vezes saem-me assim umas coisitas destas... Mas eu sou mais e para palhaçadas " e tal, e "Anomios" e EAAs ! Mil vezes obrigada!!! Um bj da Jo P.S. Transmitirei os Parabéns a Mina Kida !
De A__C a 11 de Abril de 2008 às 17:03
Uauuuu!

Deveras impressionado… Estou realmente impressionado, não pelo artigo que escreveste porque já a muito tempo, sei que tens uma capacidade imensa para escrever e para te expressares. Fiquei, foi realmente surpreendido por que quando li este “magnífico” texto fiquei com a sensação que estavas aqui sentada ao pé de mim a contar-me esta “história”, cara a cara… Isto parece estranho para quem não te conhece, mas para quem te conhece, como eu, sabe o que eu estou a dizer é realmente impressionante…

PARABENS POR PARTILHARES OS TEU TALENTO...
PARABENS MINA KIDA… QUE CONTES MTS MAIS...
VOCES SÃO UNS VERDADEIROS TALENTOS TELURICOS…

Um beijo enorme, do vosso fã…
A__C
De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 17:19
Uauuuu , digo eu!! Oh senhor A_C , e V. Exa. com essa retórica toda também não nega que e cá dos nossos!! Obrigada pelo elogio!! Ate fico assim, assim, meia como quem não sabe bem o que dizer, e tal, oh xô doutore, oh xô doutore, olhe que não, olhe que não, xô doutore! Um beijo enorme da Jo
De Anónimo a 11 de Abril de 2008 às 17:11
O regresso do vilão

Ehhhh, lá vem esta com as suas conversas pseudo-psicologicas…
Omg era preciso escrever tanta coisa para dar os parabéns?!?!?!?!?!?
Não era muito mais fácil dizer:“ Miudéaa Parebeuennns"

Bj do ...
De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 17:24
Ja ca faltava... O "xorisso" do rai' do "Anomio!! Tu poe-te a andar!!... Ai "melheres", voces que m'agarrem que senao eu vou-me a ele!!... Camaradas do EAA - Esquadrao Anti-Anomio, acuuuuuudam-me!!! Jo
De Frágil a 12 de Abril de 2008 às 14:30
Carissima Joaninha
Desculpe a intromissão
Ouvi uma conversinha
Que tinha um anonimo mauzão

Na se preocupii com isso
E na perca o sê tempo
Diz bem qdo lhe chama xóriço
Pk nem mereçe um só momento

Para o combater é facil
Grave os IP`s e modere comentarios
Se na conseguir fale aqui ku Frágil
Ka gente arruma os ordinarios IoI

O Sitemeter deve instaláriii
Pa comparar os Ipês
E o malandro desmascarári
E acabar com ele de vêz

Depois ensino-lhe outro truque
Para lhe acalmar a alma
Que o xóriço armado em abutre
Começa logo a ter calma IoI


Inté
De Joanina a 12 de Abril de 2008 às 16:04
Obrigada pela visitinha, pelas quadras e pelo apoio no combate ao "Anomio"! Pressinto que o EAA , Esquadrão Anti "Anomio", tem novo membro! "Anomios" deste pais, temam-se!!! Volte sempre! Presenças como a sua são sempre bem vindas ao Blog da Jo !
De Frágil a 12 de Abril de 2008 às 22:20
Obg.....esperemos que a Jo tb visite o blog do "Frá" IoI.
De Mina Kida a 11 de Abril de 2008 às 19:00
Agradeço a todos os Parabêns.
Estou sem palavras...e as que consigo dizer serão na nossa intimidade minha Duanina.
Amo-te!!!

Amo a minha familia!
Adoro-vos amigos!
Bjis Mina Kida
De Kunhov a 11 de Abril de 2008 às 19:09
Não te sabia tão talentosa da escrita. Mais uma grande novidade. Um texto verdadeiro, profundo e sentido... que enternece qualquer alma! De facto, um "voo astral" da Joanina! Parabéns!
Beijinho de aniversário à "bébé" Kida.
De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 19:36
Obrigada Kunhov , pelo comentário tão simpático! Eu prezo muito a tua opinião!!... Foi um momento de feliz inspiração ... Penso eu, de que!Bj da Jo
De Fadistajácácanta a 11 de Abril de 2008 às 19:09
"Isto aqui só para a gente, amodes que a Mina Kida até se vomitou de nervos"
Vamos lá pessoal que hoje é dia de festa!
A festa está quase a começar!
Venham os e o bolo que a festa vai começar, estão todos convidados e haverá fadinhos.
A Mina hoje além de Kida está imparável
e parece que a ainda vai chegar a tempo de LX.
viva!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjis e saudações Fadistas
De Joanina a 11 de Abril de 2008 às 21:57
Oh amiga Fadista, a senhora nem sequer me diga uma coisa dessas!!! E que não foi essa a minha intenção!!... Mas, aqui só para nos, digo-lhe que também nunca foi preciso muita coisa para a miúda para se gomitar " toda!![>;P]Divirtam-se e bons fadinhos !! Ah Fadista... afinfa-lhe!! [(B) Bj da Jo
De Manuela a 11 de Abril de 2008 às 23:41
Lindo texto sim senhora!
Só quem é mana mais velha é que sabe o que sofre hihi


Parabéns à tua maninha.

Beijinhos

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

blogs SAPO