Segunda-feira, 16 de Março de 2009

Afinal sempre é verdade... Eles "andem" aqui!!

Desde que há pouco mais de um ano eu me mudei para esta cidadezinha na costa central da Califórnia, que sei, porque é o que todos os naturais daqui me dizem quando menciono o facto de ser Portuguesa, que ele é suposto haverem muitos portugueses em Lompoc!!!... Toda a gente me diz que até há uma Associação de Portugueses que organiza entre outros eventos, uma parada Portuguesa por altura do Festival da Flor, que é a festa maior cá do sítio!... Mas a verdade é que até à data eu ainda nunca tinha visto sinal de vida dessa tal suposta "comunidade portuguesa" de Lompoc!... E digo tinha visto, porque no último Sábado, por um mero acaso do destino se me deparou algo que me levou a descobrir e confirmar o que já há algum tempo eu vinha ouvindo.

Andávamos eu e o Husband a passear calmamente, na nossa não menos calma cidadezinha, quando vimos exposto numa vitrine de um estabelecimento comercial um pequenito cartaz que ostentava a bandeira Portuguesa!! Ficamos curiosos e fomos ver do que se tratava... Podemos ler então, que aquela mesma hora estava tendo lugar um almoço para angariação de fundos, almoço esse que era nem mais nem menos do que organizado pelo tão famoso Grupo dos Descendentes de Portugueses de Lompoc!! Eu, claro está, aprontei-me logo para ir, e o Husband não teve outro remédio senão seguir-me as passadas... Fomos mesmo a pé, que isto aqui e tudo pertinho ( e que não fosse!!). Assim, logo ao virar da esquina, eu comecei a ver a indicar o caminho, grupos de balõezinhos com as cores da nosso bandeira... E o meu coração começou logo a tremelicar!

Chegamos lá num pulo, e a cena que se nos deparou foi mais ou menos um pacato mas acolhedor convívio... Da Terceira Idade!!!... E nada, nem um sinal sequer que me indicasse que finalmente eu estava junto dos "meus"!... Eu e o Husband não perdemos a compostura e compramos as senhas que nos davam direito ao almoço que constava de sandes de linguiça e de baked beans! Eu cá para mim pensei: Bom, pelo menos sandes de linguiça já é um sinal... Mas claro está que não me aguentei mais, dei a minha senha para as mãos do Husband para que ele se desenrascasse com as comidas, e dirijindo-me à para a primeira senhora que estava ali à mão disse: (em inglês, pois era a língua que ecoava na sala!): Eu sou portuguesa... Dos Açores... E já ando há tanto tempo à vossa procura!... Já ouvi falar tanto dos Portugueses Açorianos de Lompoc... E eu estou aqui é para vos conhecer, é para falar convosco!... Disse tudo isto de enfiada... E depois comecei a ficar emocionda... E a senhora também!... E abraçamo-nos as duas, num abraço fraterno e apertado, de como quem por fim chega, e abraça, à terra amada!...

Já recompostas as duas, ela disse-me: Queres conhecer portugueses? Então vieste ao sítio certo!... E levando-me pela sala, começou a apresentar-me às pessoas: um que era do Pico,  e outro do Faial, e mais duas que eram de S. Jorge... Um casal das Lajes da nossa Terceira, e mais umas da Terceira mas que não sabiam dizer concretamente de que parte da ilha... Sim!, porque o mais interessante disto tudo, é que estas pessoas, tem todas para cima de 60 anos de idade, e são Portugueses dos Açores, sim, mas de segunda geração!! Todos eles, sem excepção, são nascidos nos Estados Unidos!! Muitos deles nunca foram aos Açores, e os que foram, há muito que lá não vão!!... A maior parte não fala português... Nem percebe! Uns nunca falaram, outros esqueceram o pouco que ouviram os pais, esses sim nascidos nos Açores, falar em casa. Todos eles tem filhos e netos, que são Americanos, e que estão perfeitamente integrados na sociedade do país em que vivem... Mas aqui, nesta cidadezinha (e tanto quanto sei, noutras cidadezinhas das redondezas também) no coração da América do Norte, há este grupo de "resistentes", que apesar de tudo ainda sentem a voz do sangue que lhes corre nas veias falar mais alto, e em honra disso se reúnem para enquanto puderem não deixarem morrer as raízes que os unem e que os prendem à terra de seus pais, de seus avós!... Admirável e ao mesmo tempo comovente, não é?... 

Bom o facto é que tudo isto foi para mim uma experiência muito gratificante e agradável... E penso que também para eles!... Mas o tempo era curto, e não deu para o tanto que tinhamos para falar... E a vontade de ficarmos e de estarmos juntos não pode ser saciada apenas numa hora de um encontro que o acaso assim nos quis proporcionar... Fui então por eles convidada para participar no jantar mensal da Associação, que se realiza todas as terceiras Terças-feiras de cada mês...  Se olharem para o calendário, vão verificar que o dito jantar para o qual estou convidada, é já amanhã!!...  E aí é que reside um pequenito problema...  O jantar é daqueles onde toda a gente contribui com algo... Claro que quando eu perguntei o que deveria levar, a resposta foi logo que não queriam que levasse nada, pois eu era a convidada... Mas o facto é que mesmo assim, eu gostava de contriubuir com algo, e com algo que tivesse o gostinho e o cheirinho da comida da nossas terras Portuguesas!... Sondei o que era costume levarem, e o que apurei é que sobremesas e saladas, são geralmente o que mais abunda, pelo que o que me parece mais lógico é que a minha contribuição não se enquadre em nenhuma dessas categorias. Mas como estou um bocadinho confusa e indecisa sobre o que hei-de levar, vou abrir este espaço para que me dêm sugestões e ideias... Só que por favor não se esqueçam que existem alguns pontos que, se calhar, são importantes termos em conta:

1º - Não posso levar "alcatras" pois não tenho alguidar aqui, e não posso fazer nenhum prato que leve bacalhau, pois o meu stock do mesmo está neste momento, esgotado.

2º -  Para todos os efeitos estas pessoas são americanas, e como tal não estão habituadas à nossa culinária portuguesa... Tem de ser algo de sabor português sim, mas subtil e um pouco como que universal (não sei se me faço perceber).

4 - Devido a idade média do grupo, (para aí 75 anos) deduzo que grande parte deles já use a sua protesezinha dentária, por isso nada de "ossos duros" de roer, que é para não corrermos riscos desnecessários...

5 - Não esquecer que isto é um jantar, e que estas pessoas, devido ao avançado da idade talvez possam sofrer de alguns "pubremazitos" de digestão... Portanto impera que seja algo para o levezinho... É que eu acho que não vai abonar muito a meu favor se ficar conhecida por estas bandas como "a que acabou de uma só vez com o que restava dos Portugueses de Lompoc"!!

 

Não é ser exigente, mas estas são mesmo as "condições de trabalho" que eu tenho... Se dentro destes contigentes todos, houver alguém que se aventure a ajudar-me e a dar-me uma sugestão, eu prometo que lhe ficarei eterna e encarecidamente grata.

Jo

 

Hoje sinto-me: Confusa, indecisa e Portuguesa
Catálogo de vôos: , , , , ,
Palavra de Joanina às 01:40

link do post | favorito
De Girassol a 16 de Março de 2009 às 13:34
Olá mana Jo,

Atendendo à idade e aos restantes problemas que é suposto terem a minha sugestão é que faças uma boa canja de galhinha(não te esqueças de retirar todos os ossos) que certamente será bem apreciada!?!?
Não sei se te ajuda esta minha sugestão, mas querida Jo essa tua tarefa não é nada fácil, oxalá corra tudo bem.
Fico à espera de notícias desse jantar que certamente será tema para muitos post nos tempos mais próximos!!!!

Beijos da mana que gosta muito de ti
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Joanina (sem agá), sou eu!

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

blogs SAPO