Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2009

Filmes

Em véspera de fim de semana de Óscares, aqui ficam algumas sugestões cinematográficas.

 

The Visitor

 

 

PG-13 | 1hr 48min | Drama

Produtor:  Mary Jane Skalski, Michael London

Argumento: Tom McCarthy

Director: Tom McCarthy

Com: Richard Jenkins, Hiam Abbass, Haaz Sleiman, Danai Gurira 

The Visitor é um drama cordial e humanístico, que simultânea e primorosamente explora questões como a identidade pessoal de um indivíduo,  a emigração e alguns dos problemas do pós 11 de Setembro.

Este filme é marcado pela memorável performance de Richard Jenkins, que interpreta o papel de um solitário professor universitário cujo a vida muda complemente depois de iniciar um relacionamento  com um casal de emigrantes ilegais que ele descobre estarem a viver, sem o seu conhecimento ou consentimento, no seu apartamento de Nova Iorque. Esta magnífica interpretação valeu a Jenkins o estar este ano na lista dos nomeados para Óscar de Melhor Actor.

The Visitor, o segundo filme do realizador/escritor Thomas McCarthy, é na minha opinião, e sem sombra de dúvida, uma obra muito bem escrita e magnificamente  interpretada. A não perder. 

 

Changeling

 

 

PG-13 | 2hrs 20min | Drama

Produtor:  Clint Eastwood, Brian Grazer, Ron Howard, Robert Lorenz

Argumento: J. Michael Straczynski

Director: Clint Eastwood 

Com: Angelina Jolie, John Malkovich, Jeffrey Donovan, Colm Feore, Amy Ryan, Michael Kelly

Com esta bonita história, passada em Los Angeles nos anos 20 , e baseada em factos reais,  Clint Eastwood prova mais uma vez que é um dos grandes realizadores clássicos de Hollywood.

A 10 de Março de 1928, Walter, uma crianca de 9 anos e filho de uma mãe solteira, papel este soberbamente interpretado por Angelina Jolie, desaparece sem deixar rasto. O que se segue é uma extraordinária saga, que é ao mesmo tempo, um mistério, um thriller, uma história de injustiça e corrupção, e uma mostra da Los Angeles daqueles tempos.  

Em cada pormenor, incluindo fotografia, guarda-roupa, design e música, esta da autoria do proprio Clint East Wood, este é um filme que pode ser classificado como de quase perfeito.

Angelina Jolie, definitivamente e para quem ainda tivesse dúvidas, prova com o seu desempenho neste filme que não é só uma mulher bonita, mas que é também  uma grande actriz. Este papel, a meu ver com todo o mérito,  valeu-lhe ser uma das actrizes que estão nomeadas este ano para o Óscar de Melhor Actriz.

 

The Curious Case of Benjamin Button

 

 

 

PG-13 | 2hrs 48min | Drama

Produtor:  Kathleen Kennedy , Frank Marshall, Ceán Chaffin
Argumento: F Scott Fitzgerald, Eric Roth

Director: David Fincher 

Com:  Brad Pitt, Tilda Swinton, Julia Ormond, Cate Blanchett, Jason Flemyng, Taraji P. Henson

Este filme, em jeito de fábula "Hollywoodesca", conta a história de um homem, Benjamin Button, que nasce por volta da Primeira Guerra Mundial, e que ao contrário do que é considerado normal, e do que o que acontece com todos os outros à sua volta, vai ficando mais novo, em lugar de ir envelhecendo. 

The Curious Case of Benjamin Button, com realização de David Fincher, e tendo no papel principal o actor Brad Pitt, é um filme ambicioso, mas é também o que, na minha modesta opinião, ao mesmo tempo se poderia classificar de um "espectáculo à Hollywood". É que se por um lado, e considerando a sua parte técnica e a sua vertente estética, me foi fácil admirar este filme como obra cinematográfica, por outro lado, e pelo seu, a meu ver frágil conteúdo, não posso dizer que tenha sido um filme pelo qual me tenha apaixonado, ou que tão pouco me tenha marcado de forma em especial.  O que eu senti é que  este é simplesmente um filme feito para agradar aos sentidos. Se lhe tirarmos toda técnica utilizada, a beleza dos actores e da fotografia, e a envolvência da banda sonora, vamos acabar com quase nada, e com um filme que facilmente e depressa se perderá na nossa memória.

Tenho a consciência de que esta minha opinião poderá ser controversa, devido ao facto de este filme ter vindo a ser aclamado pela maior parte da crítica da especialidade e estar nomeado para 14 Óscares, incluindo as nomeação para Melhor Filme do Ano, entre outras importantes categorias. Não me considero de todo especialmente versada em cinema, e esta e só a minha opinião enquanto espectadora. Concordo sim, que técnica e esteticamente The Curious Case of Benjamin Button, é um bom filme, mas tirando isso será pouco mais. Até mesmo a nomeação de Brad Pitt para Melhor Actor, a meu ver terá sido excessiva, visto a maior parte da sua performance ser suportada por um excelente trabalho  de caracterização, e não proprimamente pelo seu desempenho como actor.

De qualquer forma aconselho a que vejam,  pois por uma razão ou por outra, este talvez seja um filme que poderá marcar a próxima noite dos Óscares, e consequentemente até, a história do cinema. 

Jo  

 

Catálogo de vôos:
Palavra de Joanina às 04:50

link do post | bote palavra | favorito
6 comentários:
De Bichana a 20 de Fevereiro de 2009 às 10:18
Destes 3 filmes que mencionas só vi o do Benjamin. Concordo com tudo o que dizes, também julgo que o Brad Pitt não merece uma nomeação para melhor actor, nem pouco mais ou menos...
Bjnhos
De Joanina a 22 de Fevereiro de 2009 às 02:33
Sabes que por acaso ontem vi na TV um programa sobre os filmes que estão nomeados este ano para os Óscares, programa esse em que diziam que ao que parece, o facto do Benjamin Button ter recebido tantas nomeações foi uma questão que poderá ter sido um bocado politica. E que nestes últimos anos, os Óscares tem sido atribuídos na sua maior parte a filmes de produtoras independentes, e então esta terá sido uma tentativa de chamar de novo a atenção para uma grande produção da industria cinematográfica de Hollywood! Se terá sido ou não , não sei... Mas se foi fica explicada muita coisa. De qualquer forma mesmo assim parece-me que não chegam lá ... Para mim o grande vencedor vai ser outra vez um filme "independente"... Mas a ver vamos.
Bj da Jo

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

blogs SAPO