Terça-feira, 18 de Novembro de 2008

Santa Bárbara - O post que nunca escrevi

 

 (foto retirada da net)

 A cidade de Santa Bárbara  talvez seja a principal e mais emblemática cidade da Califórnia Central. Com os seus cerca de 200 mil habitantes, dista de Los Angeles 155 Km (para Norte), e para além de ser um popular destino turístico, e palco para residência de muitas personalidades famosas do mundo do cinema, da televisão e da música, tem também uma forte economia que aposta nos sectores da educação, cultura, tecnologia, saúde, finanças e agricultura, entre outros.

Esta cidade que é conhecida como a Riviera Americana, usufrui durante todo o ano de condições metereológicas quase perfeitas, o que a põem no Top 10 das cidades com melhor clima em todo o mundo. Este factor aliado à paisagem magnífica com colinas luxuriantes de vegetação que vêm desaguar em kilómetros e kilómetros de praias de areias douradas, faz com que Santa Bárbara se revele aos olhos de quem lá vai como um verdadeiro paraíso.

O estilo arquitectónico que na cidade predomina é o estilo Colonial Espanhol que se encontra soberbamente bem perservado, provando que quando há bom senso e boa vontade, as cidades podem crescer, progredir e modernizar-se sem que seja necessário descaracterizá-las e/ou privá-las da sua história e da sua essência. Aliás essa preocupação em preservar que se vê ter sido prioritária e ter acompanhado o progresso e crescimento da cidade, é bem reveladora de um espírito colectivo que se diz ser característico desta cidade e das gentes a habitam. Por outras palavras, poder-se-á dizer que a cidade  de Santa Bárbara prova, em todas as suas vertentes, que é sempre possível haver harmonia. Senão vejamos... O campo vive em harmonia com a praia.  O passado vive em harmonia com o progresso. E as gentes que lá vivem, e que são gentes de todas as raças, credos, orientações sexuais e ideologias políticas, vivem em paz e  em hamonia convivem. Isto pode parecer quase impossível, e não quero com isto dizer que a cidade não tenha também os seus problemas sociais como todas as cidades os têm, mas a verdade é que os habitantes de Santa Bárbara são conhecidos (e algumas vezes até alvo de piadas) por terem uma visão muito particular da vida. Pode dizer-se até, que como que existe um espírito comum que assenta básicamente num lema, e num estilo de vida, que se tornou famoso na década de 60, e que tinha como base o slogan: Paz e Amor. 

Santa Bárbara para além disto tudo é também o distrito (county) a que pertence Lompoc, onde vivo, e a cidade propriamente dita, dista cerca de 90 Km para Sul do lugar onde me encontro. De todos os sítios que conheço, se tivesse de escolher um lugar para viver, decerto que esse lugar seria Santa Bárbara. Acho que todos nós temos um lugar, uma cidade de sonho... Santa Bárbara é o meu!  Infelizmente por enquanto esse sonho não se encontra ao meu alcance pois pelas razões que eu acima enumerei, o custo de vida na cidade é muito inflacionado (Não há bela sem senão, não é?)... Mas vou lá sempre que tenho oportunidade... Já lá fui diversas vezes, e de todas as vezes que fui pensei que havia de escrever sobre ela. Nunca o fiz, porém... Umas vezes por falta de tempo, outras por falta de paciência, e outras ainda porque me faltaram as palavras para descrever um lugar que considero tão especial. No entanto, longe de mim, estava a idéia de que um dia viria a escrever o post adiado pela razão pela qual agora o escrevo...  Na passada Quinta-feira, 13 de Novembro, cerca das 18.30 horas locais, deflagrou um incêndio nas colinas de Montecito, as colinas que circundam a cidade de Santa Barbára, incêndio esse que, e devido às fortes rajadas de vento que se faziam sentir na altura (rajadas de mais de 130 Km/h) tomou proporções desmedidas e alastrou até à cidade. Pelo caminho, o fogo que como sabemos é sempre implacável, foi deixando um rasto de destruição. Apesar dos esforços para o conter, e que nesta altura ainda continuam em curso, a cidade e áreas circundantes, perderam grande parte do seu património natural e arquitectónico. Até ao momento pelo menos 210 residências foram totalmente destruídas pelas chamas e os prejuízos estão avaliados em cerca de 4 milhões de dólares. Deste incêndio resultam, até a data, 13 feridos, não havendo no entanto vítimas mortais a lamentar.

Eu sei que esta é uma cidade com poder, visibilidade e riqueza... Sei que grande parte das famílias que perderam as suas casas, pelo menos a nível financeiro, não terão grandes problemas em as reconstruir... Sei que as autoridades competentes colocarão na reconstrução da cidade o mesmo cuidado e farão uso do mesmo bom senso que tiveram até agora, tudo fazendo para que cidade permaneça fiel ao que era, e conserve intactas a suas características, e personalidade, tão peculiares... Mas há uma parte de mim que não pode deixar de se sentir triste e desolada ao ver um lugar de que tanto gosto, assim em parte destruído e consumido pelas chamas de inferno que decerto não merecia.

E porque sinto que algo lhe devia, dedico este post à cidade de Santa Bárbara na Califórnia. Este é o post que nunca escrevi.

Jo

 

Hoje sinto-me: Consumida
Catálogo de vôos: , ,
Palavra de Joanina às 05:31

link do post | bote palavra | favorito
|
11 comentários:
De Maria a 18 de Novembro de 2008 às 11:50
Lindo! Mas lindo! Uma baía de sonho!
É o meu sonho morar nos Eua. Mas que sorte a sua poder viver nesse país.
Descobri o seu blog por acaso e gosto mesmo muito! Já chorei a rir com alguns posts... e já me maravilhei com os poemas.
Ganhou uma fã :)
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 17:21
Maria,
Primeiro que tudo quero dar-lhe as boas vindas ao Blog da Jo , e agradecer-lhe o simpático comentário Os E.U.A. tem realmente sítios muito bonitos e onde e muito agradável viver... Nesse aspecto sinto-me uma sortuda! O pior de uma mudanca são sempre as saudades que sentimos dos nossos familiares e amigos, e os desafios que temos de enfrentar para nos adaptarmos a uma nova realidade muito diferente da que nos foi familiar toda uma vida. Mas ate a data o balanço desta minha mudando tem sido positivo, e as dificuldades que as vezes surgem só servem para me tornar uma pessoa mais forte.
Fico imensamente feliz por saber que a faço rir!!! Sabe, essa e que eu acho que e a minha missão na vida, e o que eu mais gosto de fazer: Fazer os outros rir!!!
Mais uma vez obrigada!! Volte sempre!
Bj da Jo
De Azoriana a 18 de Novembro de 2008 às 12:00
Sinto a tua tristeza e angústia no post que nunca escreveste mas deste à cidade de Santa Bárbara.

Beijinhos
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 17:31
Oh amiga, e o post que eu se calhar preferia nunca ter escrito!... E desolador um incêndio destas proporções, e a impotência (por mais meios que se tenham) para o combater! E quando somos confrontados com estas coisas e que vemos o quão vulneráveis nos somos todos, não importa se pobre ou rico... Num segundo, o património de uma vida pode ser destruído e há coisas que o dinheiro não poderá nunca recuperar. A maior parte destas pessoas saiu das suas casas só com a roupa que tinham no corpo!! Não deu tempo para mais nada. Enfim, que Deus nos proteja e nos livre a todos... Que o nosso Portugal também tem sido uma grande vitima de catástrofes deste género!
Bj grande da Jo
De xana a 18 de Novembro de 2008 às 20:12
Ola amiga o teu post esta lindo,lendo as entrelinhas consegues transmitir a sua beleza e a tua paixao por ela.JO eu acho que nunca conseguiria deixar a minha ilha pois penso no sofrimento de deixar os meus pais e irmaos pessoas que sao uma parte da razao do meu viver,amiga nao penses que estou a diminuir a tua dor pois conheco a tua historia e sei as razoes da tua partida e tambem sei que sofres com a saudade mas, és forte e eu certamente a fraca.Bem vou parar com as lamechices pois ja vi que o teu voo desejado ja SÓ falta 15 dias para matares as SAUDADES,gostava de te abraçar quando cá chegares vamos deixar o nosso encontro por conta das NOSSAS E AMADAS IRMAES.bjs de saudade XANA
De Joanina a 19 de Novembro de 2008 às 20:28
Querida amiga Xana,
Ironicamente, eu também era uma pessoa que dizia que nunca deixaria a minha terra, e sobretudo a minha família e os meus amigos (tu que nos conheces, sabes que nos somos muito chegados uns aos outros). Mas depois a vida foi-se encaminhado desta forma, e foi-me ensinando... Primeiro que nunca se deve dizer nunca! :)) E depois que a distancia não e o papão que nos as vezes pintamos nas nossas cabeças Eu acho que a maior parte das pessoas tem medo de distancia porque nunca teve de a enfrentar de caras. Mas depois quando a enfrentamos e aprendemos a lidar com ela, criamos novas formas de nos relacionarmos e muitas vezes ate os laços que já haviam se tornam mais profundos. No fundo, o que e preciso e que os sentimentos sejam verdadeiros, e se assim for, continuamos a conviver de forma diferente, mas as relações mantém-se chegadas na mesma. E tudo uma questão de habito...
Como sabes na minha família, estamos cada um para o seu lado, mas só fisicamente, porque continuamos a ser, e a funcionar como um só coração!
A principio e difícil, como tudo na vida, mas depois com o tempo atenua, e vamo-nos habituando a esta forma de estarmos longe, mas perto.
Também gostava de ter ver quando ai for, e claro!!! E tenho a certeza que nos vamos encontrar!!! As nossas "irmães" vão promover esse encontro, tenho a certeza, e vou fazer força para que sim. Senão, promovemos nos que somos umas mulheres decididas e despachadas!! ;)))
Bj da Jo
De poetaporkedeusker a 18 de Novembro de 2008 às 22:24
Oh, Jo! Eu reparei que havia incêndios na Califórnia, mas não sabia que tivessem essa dimensão e que tivessem atacado uma cidade de tamanha beleza...
Mas tu escreves tão bem, tão sentidamente... Santa Bárbara deve ter sentido algum alívio, como se as tuas palavras fossem um bálsamo que pudesse acalmar as feridas que ainda tem.
Acredito que preferisses não ter escrito este post, porque senti nele, também atua tristeza e a tristeza dessa magnífica cidade.
Um grande abraço, hoje também para Santa Bárbara.
De Joanina a 19 de Novembro de 2008 às 20:38
Minha Poeta,
Tu ias gostar de Santa Barbara e se lá fosses tenho a certeza de que também te apaixonarias por ela! Acho que tem tudo a ver contigo e com o que eu conheço da tua personalidade. Enquadras-te perfeitamente no espírito! E uma cidade muito virada para as artes e as pessoas lá valorizam muito a sua cultura, e alem disso tem o culto da natureza, dos animais e da proteccao do ambiente.
Aos Domingos por exemplo, tem lugar o que eles chamam de uma Feira das Artes, que não e mais do que uma imensa galeria de arte a céu aberto, tendo como cenário a praia. Artistas plásticos dos mais variados, expõe os seus trabalhos e e lindo de se ver, a arte nas suas formas mais variadas! São quilómetros e quilómetros de extensão!! E lindo, lindo!! Ias gostar!
Bj da Jo
De poetaporkedeusker a 20 de Novembro de 2008 às 01:27
Caramba "melher"! Isso até parece o paraíso!
Abraço grande!
De João a 29 de Outubro de 2009 às 02:56
Olá Joana.

Estou querendo fazer um curso de ingles de dezembro a fevereiro. Estou em dúvida entre San Diego e Satna Barbara.
Você poderia me ajudar?
Como é a vida noturna em Santa Barbara? A cidade, por ser pequena, é monotona?

Qualquer outra informação referente a estas duas cidades é muito bem vinda!

Parabéns pelo blog.

Bjs!
De Bárbara a 14 de Novembro de 2010 às 12:09
=)

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Carimbo de vôo:

O Blog da Joanina
Selo

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

Horas de vôo:

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

Madrinha de vôo:

Azoriana Blog
Azoriana Blog

Carta de vôos:

Vôos contados:

inteliture.com
search engine optimization
Creative Commons License
O Blog da Joanina está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
blogs SAPO