Sábado, 15 de Novembro de 2008

Desafio Literário

 

Este Desafio Literário foi-me proposto pela Moira do Tertúlia de Sabores, e consiste em escolher 3 livros que já tenhamos lido e dos quais tenhamos gostado, ou que de alguma forma nos tenham marcado. Admito que a escolha me foi um bocadinho difícil, pois o universo de livros, e autores de que gosto, é muito vasto e, digamos que, muito variado. Como em tudo na vida não tenho um estilo preferido, gosto porque gosto e porque me fala à sensibilidade, e tanto posso gostar do mais reles romance de bolso, como de uma obra do mais erudito poeta ou escritor. Eu sou assim imprevisível, colorida, folclórica. Esta é a marca da minha personalidade e consequentemente reflecte-se nos meus gostos, dificultando-me  a tarefa de uma escolha. Disparo em todas as direcções e por vezes é-me quase impossível chegar a um consenso comigo própria. No entanto, depois de muito pensar, consegui definir alguns critérios, chegar a uma conclusão, e esta é a MINHA ESCOLHA:

 

Os Maias de Eça de Queiroz - Porque é um dos meus escritores preferidos, senão o preferido. Li toda a sua obra, e para falar com franqueza não elejo um livro em detrimento de outro, de todos gosto igualmente, no entanto escolho este por ter sido o primeiro que li (por ser de leitura obrigatória na Escola Secundária), e o que me fez descobrir e apaixonar por este grande escritor que é, sem sombra de dúvida, uma referência da literatura Portuguesa.

 

Carta a Uma Amiga de Inês Pedrosa (com fotografias de Irene Crespo) - Porque gosto muito da autora, porque trata de um tema que me é especialmente querido (a amizade, como o tiíulo o indica), porque me foi oferecido por uma querida amiga, porque foi um dos últimos livros que li, e consequentemente um dos que está ainda muito vivo na minha mente.

 

Poesias Completas de António Gedeão - Porque descobri este poeta ainda na minha adolescência, e porque desde então a poesia dele me tem acompanhado e muitas vezes servido de alento, norte, referência. Porque o poema "Pedra Filosofal" é para mim um hino. Porque gosto de poesia e de poetas.

 

Obrigada Moira, por me teres proposto este desafio! Porque (também) gosto muito de livros, proporcionaste-me um especial prazer! 

As regras sugeriam que eu agora o passasse a 3 outras pessoas, mas como, e pelo que verifico em outros blogs já muita gente o realizou, e também porque muitas das pessoas que visitam e comentam o Blogezi não têm um blog, eu vou passá-lo a todos os que sentirem vontade de o fazer. Se tiverem blog, podem levá-lo para o seu blog, se preferirem deixar a vossa escolha aqui em jeito de comentário, estão à vontade, e para mim será um prazer e uma honra, receber e ficar com as vossas escolhas aqui registadas!

Boas leituras!!

Jo

 

Hoje sinto-me: Literária
Catálogo de vôos: ,
Palavra de Joanina às 16:29

link do post | bote palavra | favorito
|
26 comentários:
De Liliana a 15 de Novembro de 2008 às 20:04
Bom desafio!!!

Também li Os Maias e é de facto um grande livro. Mas gostei ainda mais d' O Crime do Padre Amaro. O Eça consegue ser um autor intemporal. As críticas sociais dele aplicam-se ainda aos dias de hoje.

Os outros dois não li. E da Inês Pedrosa só li A Instrução dos Amantes e confesso que não gostei. Até aquela capa, com um coração humano, me provoca uma certa repulsa.

Vou aproveitar e sugerir-te três livros, caso não os tenhas lido:
A Casa dos Espíritos, o primeiro romance da Isabel Allende. Aliás ela tem muito a ver contigo. Uma mulher divertida, cheia de força, imigrante nos EUA e casada com um americano.

A Ilha das Trevas, do José Rodrigues dos Santos. Fala da invasão da Indonésia a Timor, baseado em factos reais. Dos poucos livros que me fez chorar.

O Perfume, do Patrick Suskind. Cheio de descriçoes deliciosas. Consegue ser grutesco e sencivel ao mesmo tempo. Excelente.

Beijokas
De Joanina a 15 de Novembro de 2008 às 22:30
Liliana, o que eu acho interessante neste desafio e mesmo o facto de ele nos poder dar a conhecer outros livros e nos abrir caminhos para novas leituras sugeridas!!
A Casa dos Espíritos já li. Gosto muito de Isabel Allende, e já li quase todos os livros dela (da para perceber que quando gosto de um autor disseco-lhe os livrinhos todos que posso?) Fiquei toda derretida por dizeres que ele tinha muito a ver comigo... Quem me dera, mas era beijar o chão que ela pisa!
José Rodrigues dos Santos, gosto muito do jornalista, porem nunca li nenhum dos seus livros. Quem sabe será a minha próxima aquisição literária ?.. Agora que sugeres.
O Perfume já estive com ele na mão para o comprar, (em ingles) mas depois acabei por me decidir por outro. Fica na minha lista. Aguçaste-me a curiosidade...
Obrigada pelas tuas sugestões!!
Bj da Jo
De Liliana a 16 de Novembro de 2008 às 02:53
Que giro! Também já li quase todos os livros da Allende . Acho que só me falta um. E o último embora seja um bocado biográfico é daqueles que devoramos.

Já agora, do José Rodrigues dos Santos, também te sugiro A Filha do Capitão. É um romance, ao estilo do Eça diria. Só li esses dois dele.

Também me lembrei agora do Equador, do Miguel Sousa Tavares. A TVI vai agora lançar uma série baseada no livro. Gostei imenso.

Quanto ao Perfume, é daqueles que tenciono ler segunda vez, embora a história esteja muito presente na minha memória porque vi o filme. Mas é um livro incomum. Vale mesmo a pena.

Pronto... como vês este tema puxa por mim!

Beijokas
De Joanina a 16 de Novembro de 2008 às 04:24
Vejo que sim!! Eu também gosto de livros, mas o que me deixa mesmo entusiasmada são os filmes! Sou grande entusiasta de cinema. Pena e que os bilhetes esteja tão caros e eu não possa ver tudo o que quero. As vezes tenho de esperar para que saiam em DVD, mas se pudesse ia todos os dias ao cinema e acho que não me fartava!
Bom, mas com isto do desafio literário , a minha lista de livros que quero ler, aumentou consideravelmente... E grande parte desse aumento devo a ti! Foi muito agradável esta troca de impressões literárias!
Bj da Jo
De Liliana a 16 de Novembro de 2008 às 11:16
Eu também gosto muito de ir ao cinema. Mas não vou mais vezes não só pelo preço como também pela falta de tempo. E confesso que é raro ver filmes em casa porque não tenho paciencia para me sentar no sofá a ver filmes. Gosto mais de galdeirar. E ir ao cinema sempre dá para galdeirar.
Então depois quando leres alguns destes livros diz-me o que achas-te.

Beijokas
De Chicailheu a 15 de Novembro de 2008 às 20:55
Achei esta ideia muito gira!
Vou fazer um post sobre este tema, amanhã (domingo) e lanço o desafio, dizendo que foi tua a iniciativa.
muitos beijinhos e muitos banhos de Lua!
Deste lado do Atlântico:

Chicailheu
De Joanina a 15 de Novembro de 2008 às 22:33
Chica, e realmente muito interessante este desafio. Como que nos leva a fazer o balanço das leituras que já fizemos. Faça-o que vai gostar.
Bj da Jo
De Il Conte a 15 de Novembro de 2008 às 23:00
A nível gráfico este é provavelmente o meu blog preferido no sapo: é lindissimo!
Parabens!!!
Carimbo de vôo. a> , Horas de vôo. a> ...mas que engraçado!!!
Bem, quanto aos livros eu gasto uma fortuna neles, agora como ando na missão das 101 coisas em 1001 dias então entre as 101 tarefas uma ( a numero 26) obriga-me a comprar no máximo três livros no mês o que para mim é um enorme sacrifícios pois antes de aceitar a missão estava acostumado a comprar entre os 5 e os 7-8 livros por mês.
Mas entre as centenas que li quero destacar:
1) A tradução do original em espanhol para italiano de Camino " de São Josemaria Escrivá 999 pensamentos do fundador da Opus Dei para aprender a darmos um significado à nossa vida fazendo bem o nosso trabalho, prestando atenção e ficando atentos e presentes na nossa rotina.
2) A tradução do original em francês para italiano de Fragments dun discours amoreux " de Roland Barthes , o amor explicado tintim por tintim . Quando apaixonados temos a tendência a uma enorme conversa mental , falamos muito, a sós connosco, nos nossos pensamentos, o amor faz-nos falar muito connosco.
3) Requiem , na versão original em Português do Antonio Tabucchi , porque acho um desafio digno de respeito por um escritor, escrever numa língua que não é a língua mãe e escrever tão bem como na língua mãe. Nesse livro o próprio Tabucchi explica que escreveu esse livro em português porque: "uma historia como esta só poderia ter sido escrito em português e pronto" - Achei essa explicação o máximo .
Mais uma vez parabéns pelo look do seu blog.
2)
De Joanina a 16 de Novembro de 2008 às 04:07
Il Conte, e um prazer recebe-lo aqui no meu espaço Fiquei muito lisonjeada com o seu elogio!! O grafismo do meu blog e todo feito por mim, com imagens que fui colectando, e as quais apliquei os meus parcos conhecimentos de informática, como tal tem enorme significado as suas palavras. Agredeco-lhe do fundo do coração a gentileza.
Quanto as suas sugestões literárias, devo dizer-lhe que as achei muito interessantes! Não estou familiarizada com nenhuma delas, mas suscitaram-me curiosidade... Principalmente a ultima.
Estou a gostar imenso deste desafio literário, pois através dele, e das sugestões das pessoas que por aqui vão passando, estou a ter a oportunidade de alargar os meus horizontes no domínio da literatura. Obrigada pela sua participação!
Volte sempre.
Bj da Jo
De poetaporkedeusker a 16 de Novembro de 2008 às 01:07
Olha, olha!!! Eu aqui de "pantufinhas", com muito cuidadinho para não te incomodar, a pensar que ainda estavas doentita e apanho-te no bla-bla-bla, toda gargalhadas e sorrisos! Ainda bem!!!
Mas isto é que são desafios uns atrás dos outros! Já é o terceiro em 3 dias!
Olha que dificuldade eu vou ter! Bem, assim de repente, vieram-me à ideia:

O Memorial do Convento de José Saramago (ai aquela Blimunda Sete-Luas...)

O Apelo da Selva de Jack London - Caramba se eu não me senti Buck!!!

Bichos de Miguel Torga - Penso que terá sido o livro que mais marcou a minha vida e um dos primeiros que li. Se ainda não o leste, vai comprar uma data de caixinhas de Kleenex e depois podes lê-lo. Pelo que conheço de ti, vais mesmo precisar dos Kleenex...

Um grande, grande abraço!
De Joanina a 16 de Novembro de 2008 às 04:13
Oh Minha Poeta, obrigada pelo teu cuidado, mas então tu não sabes que não são só as arvores que morrem de pé?... As Joaninas também morrem de pé!... E desconfio que as Poetas também!
Ainda tenho 1 ou 2 dentinhos que estao doridos, mas o resto ja esta operacional... Dai o bla, bla, bla todo e a euforia!
Gostei muito das tuas escolhas literarias!!! Conheco, mas nunca li... Estou a ficar deveras preocupada pois com este desafio estou a chegar a conclusao de que a minha lista de "livros a ler" esta a aumentar consideravelmente!
Bj da Jo
De poetaporkedeusker a 16 de Novembro de 2008 às 15:12
Heheheh... também eu! Só de ler os comentários que te fizeram...
Um grande, grande abraço!
De Cadinho RoCo a 16 de Novembro de 2008 às 11:16
Escolha de livros e autores realmente é algo por demais pessoal. Mas é sempre bom depararmos com citações que servem como referências para nossas futuras opções de leitura.
Cadinho RoCo
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 01:39
E por isso mesmo e que eu gostei tanto deste desafio literário!
Obrigada pelo comentário e pela visita. Volte sempre!!
Bj da Jo
De cateespero a 16 de Novembro de 2008 às 14:42
Paula
Olha aqui eu a visitar este teu colorido e maravilhoso espaço. Namastê (curvo-me perante ti)! Bom Domingo. Beijos.
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 01:41
Namastê. Uma boa semana! Bj da Jo
De Moira a 16 de Novembro de 2008 às 19:15
Olá Jo,
Adorei a escolha, primeiro porque também adoro Eça, segundo porque adoro poesia, Gedeão incluído, Inês Pedrosa, gosto, mas não conhecia este livro, vou tentar encontrar para ler. Obrigada pela resposta ao desafio e já vi que fez movimentar outras massas ou melhor dizendo outros estilos, outras leituras e sugestões.
Beijos
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 01:44
Olha Moira!
Só tenho a agradecer-lhe o ter-me proposto este desafio. Não só foi interessante faze-lo, como depois foi muito recompensador a resposta que tive de imensa gente que aqui tem deixado óptimas sugestões para boas leituras!
Bj da Jo
De leuqar a 16 de Novembro de 2008 às 23:19
Eça de Queiroz para mim um escritor que me faz sonhar. Utilizo a minha imaginação ao máximo.Há muita gente que o acha chato pelas descriçoes que faz, dizem que é exagerado mas eu acho que assim é que conseguimos "entrar" na história.
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 01:47
Eu também gosto muito da escrita dele, pelo detalhe que contem. Ele faz com que nos transportemos para a cena e para a época quase sem darmos por isso!
Bj da Jo
De Miga Edu a 17 de Novembro de 2008 às 14:40
Olá Miguita,

Já são tantos anos a ler qeu conforme a altura da vida e o mood da estação,enveredo por um caminho ou por outro.
África Minha, de Karen Blixen, adaptado ao cinema com Meryl Streep e Robert Redford. The Romance, sempre leio, emociono-me.Li em adolescente e levou -me a conhecer África através dos outros livros dela sobre a sua vida lá.
Na Patagónia, de Bruce Chatwin, relato de viagens e aventuras numa região que o que tem de linda tem de inóspita, o fim do mundo. O fim do mundo? O fim do muundo.
E depois Jorge Âmado , a lingua portuguesa com um gostinho dançante.
E se pudesse dizer, muitos outros, Camilo Castelo Branco, Eça, Pessoa, Gabriel Garcia Marquez. Jack London já referido, eu sei lá.....................
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 01:49
Belas escolhas, Miga!!!
Através de ti tenho conhecido óptimos autores e belas leituras. Por exemplo foste teu que me "apresentaste" Inês Pedrosa.
Thanks!
Bj da Jo
De pico minha ilha a 17 de Novembro de 2008 às 22:47
Beijinhos amiga e muitos banhos de lua, ai aqui não dá para isso, frio.S
De Joanina a 18 de Novembro de 2008 às 01:50
Por aqui o calor continua. Boa semana! Bj da Jo

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Carimbo de vôo:

O Blog da Joanina
Selo

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

Horas de vôo:

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

Madrinha de vôo:

Azoriana Blog
Azoriana Blog

Carta de vôos:

Vôos contados:

inteliture.com
search engine optimization
Creative Commons License
O Blog da Joanina está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
blogs SAPO