Terça-feira, 21 de Outubro de 2008

E você, qual é a tarefa doméstica que mais detesta fazer?

Eu hoje vou estar de "castigo", (sim porque para mim isto é um castigo!), a passar (engomar) a ferro!!

Eu até sou uma "melherzinha" que gosta do serviço doméstico e tal, e admito isso sem qualquer pejo, pois acho que isso em nada me desmerece. Admito sim senhor, que há uma parte da minha pessoa que é muito dada à lida da casa, muito caseirinha, muito doméstica... E admito-o com orgulho!

"Eu ainda sou do tempo" em que as meninas eram educadas para aprenderem a desempenhar todas as "prendas" domésticas, e em mim até hoje, parte desses valores permanecem. Tenho muitos interesses e variados e a minha vida, de todo!, não se resume a isto das lidas domésticas, mas confesso que em mim ainda prevalece a vontade e o brio de ser uma "boa dona-de casa"! Estou ciente que nos tempos que correm este é um conceito que pode parecer algo antiquado e fora de moda, um conceito que fará alguns sorrir, e outros até mesmo rir e troçar, mas eu não me importo com isso, porque nunca fui pessoa de me importar com o "estar na moda", ou pessoa de reger os meus pensamentos, e conceitos, pelos pensamentos e conceitos da maiora.

Há tempos li algures num blog, algo que dizia qualquer coisa como "mulher arrumada, é mulher chata", e achei que essa observação era altamente redutora e depreciativa, e achei também que só poderia vir de alguém muito limitado e que tinha por sistema pôr rótulos às pessoas... Como tal nem me incomodei a comentar... Hoje arrependo-me, pois devia pelo menos, ter convidado essa pessoa a vir passar uns diazitos comigo e a conhecer-me melhor... Podia ser que os seus horizontes se abrissem um pouco mais, e o seu conceito de "mulher arrumada" se alterasse um "bocadinho".

Para que não me interpretem mal e para que não restem equívocos, eu quero acrescentar, que também acho, e defendo!, que não são só as mulheres que devem acarretar com a responsabilidade das tarefas domésticas... E que acho também que  aos meninos deve ser incutida desde cedo essa responsabilidade, e a de partilhar tarefas! Só que esse talvez seja tema não para este, mas para um outro post a escrever, quem sabe, posteriormente . 

E agora voltando ao princípio deste post, com esta conversa toda pelo meio o que eu quero dizer essencialmente é que, embora eu até goste dos trabalhos ditos domésticos, e na sua maioria os faça com prazer e sem enfado, há no entanto um que me deixa os cabelos dos braços todos arrepiados, e que é sistemáticamente por mim adiado, até chegar ao seu limite... Limite esse que geralmente se traduz  numa pilha de roupa por passar (engomar) que quase chega ao tecto, e num roupeiro com quase todos os cabides vazios!... É sim senhor, mea culpa mea culpa, eu admito, eu detesto, EU O-DEI-O passar (engomar) a ferro, e só o faço quando já estou sob fortes medidas de coacção!!!... E hoje vai ser um desses (raros) dias!!!

Jo

 

E você, qual é a tarefa doméstica que mais detesta fazer?

 

(imagem retirada da net)

Hoje sinto-me: Doméstica e Caseirinha
Catálogo de vôos: , ,
Palavra de Joanina às 05:50

link do post | bote palavra | favorito
|
20 comentários:
De Bichana a 21 de Outubro de 2008 às 09:53
Eu confesso que não tenho nada de fada do lar, detesto todas as tarefas domésticas, embora tenha sempre a minha casa limpa e arrumada porque não gosto da desordem nem de sujidade. Mas se eu tivesse possibilidade de pagar a alguém para me fazer as coisas lá em casa, não duvides que nem hesitava!
Nah, não tenho perfil para dona de casa, mas admiro e muito as mulheres que para além de trabalharem fora ainda são autênticas formiguinhas em casa.
Bjnhos
De Joanina a 21 de Outubro de 2008 às 17:48
Pois... Se também eu tivesse essa possibilidade talvez também fizesse o mesmo!!! Mais que não fosse para me passar a roupinha a ferro... Ai que bom que isso seria!
Bj da Jo
De poetaporkedeusker a 21 de Outubro de 2008 às 14:22
Na "mouche"!!! É a mesmíssima coisa aqui no meu zoológico! eheheheh... mais um ponto em comum!
Bjo!
De Joanina a 21 de Outubro de 2008 às 17:49
Poeta, isto e "cada tiro, cada melro" (salvo seja!)!! eheheheh...
Bj da Jo
De Manuela a 21 de Outubro de 2008 às 16:49
Estou solidária contigo amiga.

Eu sou igual, vou deixando sempre a roupa amontoar e quando já é uma vergonha é que a passo lol

Não gosto nada, mas o que custa é começar, depois que me apanho com o ferro na mão passo tudo que me aparece pela frente hihi

Beijinhos
De Joanina a 21 de Outubro de 2008 às 17:53
Manuela, obrigada pela solidariedade! Afinal não sou só eu... Mas acho que tu ainda es um pouquinho melhor que eu... Eu, mesmo com o ferro na mão, estou sempre a contar quantas pecas de roupa faltam para terminar "o castigo"!!
Bj da Jo
De Miche a 21 de Outubro de 2008 às 19:54
Olá Miga
Como eu te compreendo... pois essa é uma das lides que detesto mesmo, além de que nem sei engomar, passo-me sempre que o tenho de fazer. O meu mais que tudo também não gosta e eu que estava com a esperança que ele adoptasse essa tarefa mas infelizmente não vou ter sorte. Paciência!!! ninguém é perfeito!!!!
Tenho muitas saudades tuas e penso em ti muitas vezes mas como tu sabes ando sempre super ocupada!!! Estou muito feliz com a minha turma, são uns queridos!!!
Beijos da Miche
De Joanina a 24 de Outubro de 2008 às 01:17
Miche,
O Husband, quando quando eu trabalhava, e que tratava da roupa quase toda incluindo o passar, o que diga-se de passagem, era uma bênção!! Mas agora desde que estou em casa, ficou preguiçoso e demitiu-se disso... E eu e que tenho de gramar a pastilha!
Fico feliz de te ver por aqui, e de saber que esta tudo a correr bem a nível profissional, e não só!
Bj da Jo
De Azoriana a 21 de Outubro de 2008 às 21:12
Joanina também dou um tiro no melro, salvo seja, pois detesto passar a ferro e mesmo não é muito aconselhável pelo médico que eu faça essa tarefa por causa do calor do ferro. Então só passo a ferro quando é mesmo impossível não passar. O segredo para evitar passar a ferro é dobrar a roupa muito bem logo quando a recolho. O calor do corpo faz o resto, salvo algumas peças mais difíceis.
Tenho que poupar em tudo :)

Beijinhos
De Joanina a 24 de Outubro de 2008 às 01:21
Azor,
Eu também só passo a ferro o essencial, e também uso o método de a dobrar logo muito bem, quando seca! No entanto há certas coisas que tenho mesmo de passar... Especialmente calcas e camisas do "home". Mas só o faço quando o pobre, já esta quase a ter de ir trabalhar em pelo!
Bj da Jo
De carmencita a 21 de Outubro de 2008 às 21:55
Querida Jô,
Tô contigo e não abro, existe coisa mais chata que passar roupa ahh me poupem. Lavar eu até que lavo bem não gosto de roupa suja no cesto, agora passar vai até o teto, qdo vejo que a pilha está enorme e a necessidade de uso, me faz passar, dou desculpa que estou esperando o tempo esfriar, repiro fundo e lá vou eu, é a tarefa caseira que menos gosto.
Quanto a fazer de tudo, é uma questão de sobrevivência, quem diz que não sabe, eu acho uma pessoa despreparada, não sabe exigir. Concordo também, que os homens tenham que ter consciencia do que é limpesa doméstica, manter ou cooperar com ela desde cedo, isso é questão de educação.
Você quer coisa mais sexí, um homem ir pra cozinha e te surpreender com um jantar?, ou aquele bronco que só sabe te pedir mais uma cerveja, bah isso está fora de moda. Realmente se começarmos a falar a respeito é comentários para outro post, e estarei aguardando. Homens e meninas mimadas se liguem estamos na era da informática, portamto cresçam!!!Bjss
De Joanina a 24 de Outubro de 2008 às 01:26
Querida Carmencita,
Eu também uso essas desculpas todas para adiar esta tarefa que odeio!
E tem toda a razao, uma pessoa saber fazer de tudo e mesmo uma questao de sobrevivencia! Aqui em casa eu tento que as tarefas sejam divididas, mas desde que nao estou a trabalhar fora de casa, que o Husband se tornou meio preguicoso! Tenho de comecar a dar um jeito nisto, nao acha?
Bj da Jo
De Moira a 21 de Outubro de 2008 às 23:49
Pois eu cá acho que nasci para patroa (risos) detesto todas excepto cozinhar, mas a pior de todas, lavar o fogão, já me perguntei porque ainda não inventaram uma máquina de lavar fogões ou fogões descartáveis.
O resto vai-se fazendo sem pressas e quando é preciso que eu realmente não sou escrava da casa.
Bjs
De Joanina a 24 de Outubro de 2008 às 01:28
Lavar o fogão e realmente também uma tarefa meia enfadonha... Principalmente se incluir lavar o forno!
Bj da Jo
De leuqar a 22 de Outubro de 2008 às 12:26
por roupa no estendal, mais própriamente lençõis!!!!!! detestoooo! pareço uma criança a tentar colocar o lençol sem o sujar!!! por isso esse trabalho fica para o marido ehehehehheh... de resto gosto de fazer tudo
De Joanina a 24 de Outubro de 2008 às 01:32
Sabes que estender também as vezes me aborrecia... Mas não porque não gostasse, era mais porque levava muito tempo, e porque depois vinha o recolher... E nos Açores onde chove muito era uma dança de ora estende, ora recolhe... Aqui não se estende roupa, e só tirar de uma maquina e por na outra, e isso simplificou tanto, mas tanto a minha vida!!
Bj da Jo
De Pobre(o)Tanas a 23 de Outubro de 2008 às 11:19
Olha minha Joanina, eu tenho 21 anos como sabes, e não tenho vergonha nenhuma de dizer que eu sei fazer tudo numa casa. Fui habituada assim. Posso ter tido a minha avó que até eu ser grandita, me fez as coisas todas, mas eu sempre observei e aprendi. Desde os 11 que sei cozinhar, sempre soube desde miuda passar a ferro, coser roupa, fazer baínhas (podem não ficar profissionais mas faço), coser botões e rasgões que nem notas onde foi. Estendo roupa, lavo na banheira porque ainda não tenho máquina, e sei lavar em tanque se for preciso. Só não sei mudar fraldas porque nunca experimentei LOOOL Até sei mudar óleo do carro e pneus. Uma vez com 16 anos mudei o pneu do jipe do meu primeiro namorado, uma besta dum 4x4 de 2800 de cilindrada e não sei quantos mil kg, às 4 da manhã. Mudei-lhe o óleo meses mais tarde porque o carro já não levava oleo havia 2 anos ou 3... Imagina como estava...

A coisa que mais amo fazer nas limpezas é, e desculpa a redundância, limpar a wc. Adoro vê-la branquinha. A que mais detesto neste momento é lavar a roupa na banheira mas pronto... é daquelas coisas temporárias, espero...

E pronto já fiz o meu curriculo todo, quem quiser contratar-me esteja à vontade! vergonha eu fazer publicidade assim de mim... mas precisava mostrar a mim mesma que sei fazer muita coisa!LOOOL (desculpa a falta de humildade mas hoje preciso mesmo de me sentir um máximo se não vou-me abaixo como ontem!)

Beijucasssssss
De Joanina a 24 de Outubro de 2008 às 01:39
Querida P(O)T,
Nao pecas desculpa pois nao e falta de humildade. Sentes orgulho do que sabes e es capz de fazer, e nao ha mal nenhum nisso!
E eu gostei muito de saber que tu es assim uma "fadinha do lar" como aqui a "titi" Jo!! Cada vez me convenco mais que es a sobrinha dos meus sonhos!!! Tenho de dizer ao sobrinhao para vir ler isto!! lol
Bj da Jo
De Pobre(o)Tanas a 24 de Outubro de 2008 às 09:33
E eu que queria assim uma titi!!!:D Mas oh Joanina tu não me mostres o ultimo post ao teu sobrinho se não ele ainda corre agarrado às "pendurezas" com medo... Aiii tinha de dizer parvoices!

Enfim cá estou... E vejo em ti um exemplo a seguir. A ti valeu a espera porque es tao feliz. Nota-se tão bem! E fico contente e sinto-me realizada por ti. Gosto de ver as pessoas felizes. Eu nao me importo que seja mais tarde desde que saiba que poderei coser "os peúgos" ao meu homem enquanto ele come a sopa feita por mim...

Posso so ter esta idade e as pessoas dizem que tenho tempo, mas eu sinto que estou cansada sabes? Sinto que o meu cerebro é de uma pessoa já mais velha ou então sinto que tenho de viver porque o tempo passa a correr. Nao sei... Sinto apenas que estou velha. Nao consigo explicar...

Nao me alongo mais...

Beijinhos
De Joanina a 25 de Outubro de 2008 às 00:44
Minha querida, fico ate comovida ao ler o teu comentário!! Eu não sei se serei merecedora de me considerares um exemplo a seguir, mas agradeço e fico lisonjeada que assim penses.
As vezes quando eu leio o que escreves revejo-me nos meus 20 anos! Acho que temos muitas coisas em comum!!
Percebo quando dizes que o teu cérebro e de uma pessoa já mais velha... Isso chama-se maturidade, e pelo que já passaste na tua vida, e por temperamento também, eu acho que és mais matura do que a maioria das pessoas da tua idade. Eu também me sentia assim... E acho que também foi por isso que demorei tanto tempo a encontrar a minha cara-metade, a pessoa que estava em sintonia comigo... Mas acredita que valeu a pena a espera!... E acredita que para ti tambem vai chegar o tempo de coseres os tais peugos enquanto alguem come a tal sopinha feita por ti.
Entretanto se alegre, e vive a tua vida... Eu já te disse e repito, estas a trilhar o caminho certo!
Fica descansada que eu não mostro ao sobrinhao o ultimo post ... Embora acho que ele se calhar ate era rapazinho para compreender! ;)
Bj da "titi" Jo

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Carimbo de vôo:

O Blog da Joanina
Selo

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

Horas de vôo:

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

Madrinha de vôo:

Azoriana Blog
Azoriana Blog

Carta de vôos:

Vôos contados:

inteliture.com
search engine optimization
Creative Commons License
O Blog da Joanina está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
blogs SAPO