Terça-feira, 18 de Março de 2008

Assim nasce um blog de uma Joanina

Agora vou explicar-vos como nasce um blog de uma Joanina.

É uma história um bocado longa, mas tenham paciência... foi um parto longo e difícil! 

Tudo começou por causa do meu marido. Ficam jà a saber que se depois de visitarem este blog acharem que a experiência foi dolorosa, culpem-no a ele. Se por outro lado acharem que foi agradável, é  ele que devem dar o crédito. Nada melhor do que atribuir responsabilidades logo desde o início.

Voltando ao "parto"... ou melhor, se calhar vamos recuar um pouco e dar primeiro uma olhadela na "gravidez".

Desde há 3 anos, altura em que me casei e vim viver para os Estados Unidos, que utilizo o computador como forma preferencial de me manter em contacto com a família e  os amigos que deixei nos Açores de onde sou natural. Utilizo o computador numa base diária, mas em datas lembradas ou festivas chego a estar todo o dia sentada em frente ao ecrã a compor e-mails e e-cards. Dá que fazer!

No passado mês de Janeiro, mais precisamente no dia 17, celebrou-se o Dia das Amigas, uma tradição açoriana que antecede o Carnaval. Tirando o Natal, essa talvez seja a data em que mais mails envio e recebo. É um dia que eu adoro e quando vivia na ilha Terceira celebrava-o sempre intensamente com as minhas amigas. Este ano, sem fugir a regra, estive quase todo o dia a escrever mails e a compor e-cards. Acho que foi ao ver a cena já muitas vezes repetida que lhe surgiu a ideia.

Ele para mim: Sabes o que devias ter?… Um blog.

Eu para ele: Agora um blog!!! Um blog para quê?!?!!?...

Ele para mim: Porque assim era mais fácil manteres-te sempre em contacto com as pessoas. Escrevias no blog e toda a gente podia ir lá ver o que se passava contigo. Quando tivesses algo para contar ou celebrar... escrevias no blog.

Eu para ele: Agora que ideia !! Eu não gosto de blogs! Gosto é de e-mails!! E de e-cards!!... E eu não sei fazer um blog!!... Nem quero saber!!!... Que eu não gosto de computadores!!! Só os uso para e-mails!! E para  e-cards!!... Agora um blog!!!

Ele para mim: Mas tu sabes o que é um blog?

Eu para ele: Sei! Mas não gosto de blogs!!!... Só gosto e de e-mails! E de e-cards!!!... Já devias saber isso!!!... Estamos casados há 3 anos!!... Vai fazer 4!... Conhecemo-nos há quase 10!... E tu não sabes ainda que eu não gosto de blogs?!?!?!… Nem de computadores?!...

Aqui, devo dizer, que  antes que a coisa se complicasse mais, ele resolveu deixar-me com os meus e-mails, e e-cards!, e ir para o quintal fumar calmamente o seu cigarrinho. A discussão ficou-se por aqui.

Bom, eu tenho de confessar, que realmente já sabia o que era um blog, mas à parte disso era praticamente "bloganalfabeta". Sabia da existência de blogs, já tinha ouvido falar em conceito de blogosfera, mas tirando isso, pouco mais. Tinha apenas uma vaga ideia sobre todo este tema. Essa é que era a pura da verdade!... Porém, confesso também, que por razão que desconheço,  aquela sugestão de fazer um blog , embora no momento muito prontamente rejeitada pela minha pessoa, deixou cá dentro alguma coisa. Um bichinho que me roía de vez em quando... E devagarinho comecei a pesquisar sobre o assunto. E depois, lentamente, comecei a visitar blogs... Aí é que posso dizer que o meu verdadeiro entusiasmo começou! Quem já pesquisou e visitou blogs, sabe bem a que me refiro pois a verdade é que é uma tarefa infindável e viciante! É que eles, os blogs, aparecem “como bichos debaixo de pedras”!!!!... Ops ... Sem ofensa!!!... Isto é preciso ter cuidado, que uma coisa que eu aprendi rápidamente e que ele há bloguistas que levam este assunto muuuuuuitoooooo a sério!

Mas é verdade, meus amigos!!! Ele há blogs sobre tudo!!! Ele há blogs sobre pais a falarem de filhos, blogs sobre filhos a falarem de pais. Blogs sobre professores a falarem de alunos, blogs sobre alunos a falarem de professores. Blogs sobre maridos a falarem das mulheres, blogs sobre mulheres a falarem dos maridos. Blogs em que se fala da a própria vida, blogs em que se fala da vida alheia . Blogs depressivos, blogs cheios de boa disposição. Blogs em que se dá largas a veias literárias ou artísticas. Blogs unicamente com imagens, blogs unicamente com texto. Blogs informativos, blogs bairristas, blogs clubistas, blogs sobre toiros, blogs sobre futebol, blogs sobre sexo, blogs sobre saúde, blogs que divulgam terras ou locais. Blogs que são como diários.  Blogs descontraídos, blogs cheios de regras. Blogs em que fazem questão de deixar logo bem claro que se lá entramos e não deixamos um comentário não estamos a cumprir com a regra da boa educação (bloguista)!!...  E depois, há os blogs das figuras públicas, os blogs dos intelectuais, os blogs que levantam polémicas, os blogs que iniciam discussões, os blogs sobre política, os blogs sobre actualidade, os blogs saudosistas... Blogs, blogs, blogs, blogs!.... Por aí fora, que nunca mais acaba e eu também já não junto de tanto que vi, e li!!!... É um mundo!!! (Um mun?!... Um mun!!) Na realidade, e sem qualquer virtualismo, é uma esfera à parte. A blogosfera !!!

Mas nessa minha “caminhada” de algo eu me apercebi e foi esse algo que mais me cativou. Esse algo é a comunicação que existe entre todas as pessoas que partilham a dita blogosfera! Há de facto algo que as une, há algo que partilham! Não interessa se essa união, ou partilha, vem na forma de um comentário de apoio, de uma frase humorística, ou de uma crítica mordaz. Não interessa! O que interessa é que essas pessoas comunicam, sabem umas das outras, há círculos que se formam, amizades que se tornam coesas!! Isso foi o que realmente mais me fascinou e que me fez começar a pensar que se calhar o "amaricano" tinha razão... Um blog afinal é uma boa forma de me manter em contacto permanente com os outros, com a minha terra, com tudo e todos que eu deixei um dia e não quero de forma alguma perder, ou que me percam, nas malhas do esquecimento.

E daí a começar a dar os primeiros passos para criar o meu blog, foi um instante!... Claro!!! Primeiro tive de admitir ao mentor desta ideia que ele afinal sempre tinha razão... Quer dizer, que ele afinal, talvez, tivesse razão!... Esclarecido este ponto, passei à prática. Fui experimentado, fui pesquisando, fui fazendo erros, e fui-os corrigindo. Ainda tenho muitos problemas "técnicos"... Com o tempo hei-de melhorar e espero eu tornar-me mais sofisticada na arte do "blogar"! Para já sou apenas uma principiante e uma autodidacta.  Mas de qualquer forma penso que posso permitir-me dizer que me sinto triunfante pois, depois de todo este tempo,  e de toda esta aventura solitária, passados 2 meses, nasce finalmente o blog de uma Joanina!... E cá estou a "postar" a sério!!...  Nada mau, hã?... Sempre me quer parecer que afinal, para além de e-mails , e e-cards !, eu também gosto de blogs!!! ;))

Ah! E com isto tudo ficam também a saber que o tempo de gestação de um blog de uma Joanina é de 2 meses!

E hoje fico-me por aqui... Adeus pessoal!! Até à primeira!  

Jo  

Hoje sinto-me: Triunfante
Catálogo de vôos: ,
Palavra de Joanina às 16:17

link do post | bote palavra | favorito
|
5 comentários:
De Manuela a 18 de Março de 2008 às 18:02
Olá minha amiga :-)

Muitos parabéns pelo teu blog, para quem não gostava estás a ficar uma expert!!! Isto depois de se começar é giro.

Prometo ir passando por cá com frequência para ver como tu estás e para deixar comentários. Passa também no meu.

Muitos beijinhos!
De Mina Kida a 19 de Março de 2008 às 11:28
Olá Duanina
Gostei muito de ler o teu blog
Parabens!!!
De Joanina a 19 de Março de 2008 às 16:16
Minaaaaaaaaaaaaaaaaa !!! :))))
Obrigada pelo teu comentário e pelos parabéns!! Este blog e especialmente para ti, para quando te der a saudade... tu sabes disso.
Es a minha Mina Kida ! A-do-ro-te !
Beijos da tua Jo
De Azoriana a 19 de Março de 2008 às 18:12
O que será que diz do meu blog hehehehehe

Pressinto que vai ficar uma verdadeira bloguista perita e infalível.

:)
De Azoriana a 19 de Março de 2008 às 20:49
Eu enviei um e-mail mas penso que não chegou ao destino uma vez que recebi uma mensagem com resposta inválida. Talvez o teu e-mail não esteja ok. O meu é fácil basta clicar em "Contacto" na barra lateral do meu blog.

Aguardo notícias :)

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Carimbo de vôo:

O Blog da Joanina
Selo

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

Horas de vôo:

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

Madrinha de vôo:

Azoriana Blog
Azoriana Blog

Carta de vôos:

Vôos contados:

inteliture.com
search engine optimization
Creative Commons License
O Blog da Joanina está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
blogs SAPO