Quinta-feira, 19 de Março de 2009

Outra que parece mentira, mas que também é verdade

E que até sinto assim como que um custozinho de a dizer...

Eu não sei se ainda se lembram mas ontem foi o dia do dito jantar para o qual eu estava convidada, aquele com o Associação dos Descendentes dos Portugueses de Lompoc... Quanto a isso, uma maravilha, correu muito bem, e eu e o Husband gostamos muito! Fui recebida com o calor humano que eu já esperava, e conheci ainda mais pessoas, algumas até mais novas, emigrantes de 3ª geração, e também seus filhos e netos. Feitas as contas estavam naquela sala crianças que são os representantes da 5ª geração de emigrantes Açorianos que se fixaram aqui nesta parte central da Califórnia!

Embora o ambiente fosse muito informal, e como e óbvio, digamos que bastante "americanizado" (passo a espressão), eu pude reconhecer ainda certos pormenores mesmo típicos da boa maneira de receber portuguesa... As mesas muito bem postas, tudo muito ordenado e limpo, a mesa de buffet bem organizada, enfim, coisinhas nossas, pequeninas, que fomos vendo e aprendendo nas nossas casas, e que depois carregamos connosco e nos identificam, fazendo com que nos reconheçamos uns aos outros, para onde quer que vamos. (enterneceram-me estas pessoas!) 

Outra coisa muito interessante que pude constatar, foi o facto de que os primeiros descendentes nascidos aqui, aqueles já de idade mais avançada, (e esses sim os filhos dos primeiros emigrantes Açorianos que vieram viver para esta zona), quase todos eles ainda têm nomes portugueses: Inês, Eva, António, Augusto... Depois os filhos deles é que então já são as Donnas, as Leslies, os Johns e os Josephs e por aí fora... (e como até é natural que o sejam!).

Durante o jantar, também tive a oportunidade, e o prazer de conhecer o "famoso" senhor Cabral, que é a pessoa que cá no sítio confecciona a linguiça portuguesa, e que acumula também o cargo  de "mestre das funções"... Ou por assim dizer, a pessoa que faz as Sopas do Espírito Santo, nos eventos que a Associação organiza. Este é outro facto muitíssimo interessante se pensarmos, e consideramos, que os avós deste senhor é que eram verdadeiramente açorianos... Os pais dele são nascidos nos States, e passaram ao filho as tradições, que por sua vez já tinham aprendido com os seus pais... E ele, por sua vez eu espero, que as passe à mão cheia de crianças que andavam a correr lá pela sala.

Só me falta acrescentar, a título de curiosidade,  que durante o jantar de ontem só se falou inglês... O único presente que falava português, era o sr. Augusto, um velhinho amoroso!,  mas que me disse logo que apenas falava o português em ocasiões especiais... E pelos vistos,  e segundo os critérios do sr. Augusto, o jantar de ontem não era uma dessas ocasiões.

Mas, e voltando ao início deste post... O que eu vos quero dizer e que é a tal coisa que estou com um certo custo de deitar cá para fora, é que, depois de andar aqui no Bloguezi cheia de restrições, condições, cuidados e fricotes, a pedir que me ajudassem, "pomôrdês", a escolher um prato que se adequasse a idade da maioria dos meus anfitrões, eu resolvi, nem mais nem menos, levar... Feijoada. Hã, não perceberam?... Então eu vou dizer mais altinho... Levei feijoada!!!!!!...

Oh pah, eu sei... Esta até parece mentira... Mas a culpa foi das "outras"*, que depois via Skype, me fizeram uma lavagem cerebral, e começaram a dizer que era uma das minhas especialidades, e uma coisa que faço tão bem, e que louvado seja Deus porque é que não levas, e patati patatá, e pronto, já se sabe que eu falo, falo, mas depois elas é que me governam a vidinha (quase) toda... Moral da história: Lá fui eu atrás das cantigas delas...

Bom, mas temos de admitir que feijoada pelo menos  cumpria com um dos critérios de escolha: não tem ossos e é uma comida molinha... Portanto o meu problema com as "braces"** dos velhinhos, não se pôs... Vá lá!... Quanto ao resto dos critérios, principalmente o de ter de ser uma comida leve... Pois esse passou assim um bocadinho ao lado... Mas o que interessa dizer é que até à hora em que eu me retirei da sala, os comensais estavam todos muito bem dispostos e pareciam-me de saúde... Quanto ao que se passou depois, bom, isso agora é que eu já não sei... E nem sei se quero saber!!... 

Antes de terminar, e para falar verdade, uma coisa eu tenho  que dizer... É que as "outras" até tiveram a sua razão... A dita Feijoada foi mesmo um sucesso!!!... Comeram, repetiram, e ainda quiseram dividir por todos o que restou, e levar para suas casas!... Se hoje então estão a Eno ("pozes" para a digestão), e a Pankreoflat (tablets para os gases), pois... Olha, hão-de ter paciência, que eu e o Husband somos novos, e também estamos!... 

Ô feijoadazinha boa... E poderooosa...!!!!

Jo

 

Feijoada da Jo - Receita a publicar posteriormente

 

 Legenda:

* "as outras" =  

** "braces" = próteses dentárias

Hoje sinto-me: A digerir
Catálogo de vôos: , , , , ,
Palavra de Joanina às 04:17

link do post | bote palavra | favorito
|
6 comentários:
De Tudo SobreTudo a 19 de Março de 2009 às 09:41
Tinha bom aspecto!!! O importante é que gostaram!
Beijos
TST
De Miga Edu a 19 de Março de 2009 às 12:16
Até que foi uma excelente ideia, que a tua feijoada é uma maravilha.
O que depois aconteceu na casa de cada um já não é problema teu.
Olha, abram o air condition e tomem muita agua mineral.
Pelo menos consolaram-se com a tua comidinha.
Beijinhos
De Azoriana a 19 de Março de 2009 às 12:39
Só tu mesmo para me fazer rir até estafar... Eh "melher" tu és uma categoria e escreves de maneira a se tirar o chapéu ou será a boina?

Oh comidinha boa!!! Nada como ter um Eno sempre à mão por monde da digestão... hahahahaha

Ah Joanina, nomeio-te a "melher" blogueira do ano... hahahahaha Em termos de humor blogosférico estás nos Top's!

Eu é que gostava de ver tu escreveres sobre a inclusão dos termos blogueiros no dicionário universal. Essa até é uma proposta à maneira mas fica para depois da Mariza. Antes de Mariza tens de digerir bem o jantar.

Risos e beijinhos
De Chicailheu a 20 de Março de 2009 às 22:17
Joanina!
Enquanto li este teu post, fartei-me de rir!
Então o teu prato especial é feijoada?!..
Olha que eu também faço uma muitíssimo boa e têm segredo!!!
Mas é como dizes. ..comer sabe bem... o pior são os "gazes", que entopem a canalização e e ntão eu que ando com a minha toda avariada, feijão-Nem Vê-lo!!!
Ri à Brava!
beijos e boas feijoadas!
Chicailheu
De Mina Kida a 24 de Março de 2009 às 09:59
Grande blogueira e escritora.
Viva a nossa família e daqui vai uma saudosa lembrança ao nosso tio, o grande escritor terceirense Augusto Gomes de quem tenho saudades.
Beijinhos
De Joanina a 24 de Março de 2009 às 16:37
Obrigada "minhirmanhe"!!
E que fique aqui feita a homenagem ao nosso querido tio, Augusto Gomes!! Também tenho saudades dele... Como tenho de tudo!! Alias eu sou uma verdadeira bomba de "poltrões", prestes e explodir de saudades!
Bj da tua Jo

Comentar post

Joanina (sem agá), sou eu!

Carimbo de vôo:

O Blog da Joanina
Selo

(Usa Ctrl+C p/copiar
e Ctrl+V p/colar
o selo no seu blog)

Horas de vôo:

Dezembro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Vôos recentes:

Caso ainda não tenham not...

Caso ainda não tenham not...

Feijoada de Frango

"Only divine order here."...

É tudo farinha do mesmo s...

Walk-n-Tone

Oráculo Chinês

Honestamente

Súplica

Um dia

Vôos passados:

Dezembro 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Catálogo de vôos

todas as tags

Pesquisa:

 

Altos vôos:

SER FELIZ... APESAR DE TU...

O CULTIVO DAS ROSAS

Eternamente

Carta à minha tia Bió

Carta para a minha Mina K...

O POETA E O GATO

És isto.. E muito mais!

À «Joanina» dos Açores

Oh minhas meninas, Helloo...

Para onde vôo:

Madrinha de vôo:

Azoriana Blog
Azoriana Blog

Carta de vôos:

Vôos contados:

inteliture.com
search engine optimization
Creative Commons License
O Blog da Joanina está licenciado sob uma Licença Creative Commons.
blogs SAPO